21/07/2020 admin

OSB Cairu

OS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS SEGUEM ESTRITAMENTE OS PRÍNCIPIOS DO SISTEMA OSB E TÊM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA A EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA, PARA A TRANSPARÊNCIA E A CORRETA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS, TOTALMENTE ISENTOS DE INTERESSES POLÍTICO-PARTIDÁRIOS OU DE PROMOÇÃO PESSOAL.

Uma reportagem na TV e uma ideia, que compartilhada numa reunião de diretoria se transformou numa vontade…

Era preciso conhecer de perto e dois diretores, Aline Cardoso e Eduardo Ferraz participaram do 2o. Congresso Pacto pelo Brasil – Construindo juntos o Brasil que queremos, 2018. Voltaram muito entusiasmados.

Na noite de 26/09/2018 uma quarta feira, a ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Cairú), realizou o ato de lançamento para a criação do Observatório Social de Cairu. O evento aconteceu em Morro de São Paulo e reuniu diversas lideranças da sociedade civil organizada e pessoas da comunidade, interessadas em conhecer a metodologia e a organização do Observatório Social.

Ney da Nóbrega Ribas (Presidente do Observatório Social do Brasil) ministrou a palestra sobre o que
é o Observatório Social do Brasil, sua importância e como é a estrutura organizativa, metodologia e funções da Organização.

Segundo a fala do Presidente Voluntário do Observatório Social do Brasil ́à época, Ney Ribas, “a instalação do escritório do OSB em Cairu será um marco para o município e terá uma grande mudança para a sociedade local”. “Entre as finalidades do observatório Social está a de estimular a concorrência na busca de melhores preços nas licitações feitas pela prefeitura, o Observatório Social pode, por exemplo, divulgar pregões, tomadas de preços e concorrências. O mais interessante é que com
as regras atuais de licitação, e poucos sabem disso, os fornecedores de produtos e serviços para a gestão pública local são obrigatoriamente de prioridade das empresas instaladas no município, isso faz com que o capital gire no próprio local, valorizando o comércio do local. E com o Observatório Social pode-se monitorar também estes processos licitatórios”, afirma Ney.

Christian Willy, Presidente da ACEC, falou sobre a importância do evento: “Ontem tivemos a honra de conhecer melhor as propostas para o Observatório Social de Cairu, apresentadas pelo nosso querido amigo Ney. Ele é um grande empresário que delegou a gestão de suas empresas para se dedicar a este projeto. A simples dedicação de um pouco de nosso tempo sobre as contas públicas fará uma enorme diferença na maneira com que os gestores públicos conduzem NOSSAS prefeituras com a redução dos gastos em milhões de reais como claramente demonstrado nos números apresentados na palestra. Essa onda de cidadania está se espalhando e as comunidades já estão implantando seus Observatórios em quase 500 municípios no Brasil. Se existe alguma estrutura no mundo que vai fazer a gestão pública melhorar , esta sem dúvida é a mais eficaz com que me deparei. Esse é o Brasil que temos que fazer!!! Parabéns Cairu, a ACEC dará total apoio aos voluntários do OBS”, finaliza.

A fiscalização de verbas e as licitações dos órgãos públicos, incluindo as da Prefeitura, Autarquias e Câmara Municipal, em Cairu são acompanhadas pelos integrantes da comissão OBS local, constituída de forma voluntária. Podem fazer parte dela; Representantes da sociedade civil, associações, entidade beneméritas, Ministério Público, profissionais liberais, estudantes e líderes religiosos.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Os Observatórios Sociais seguem estritamente os princípios do Sistema OSB e têm o propósito de contribuir para a eficiência da gestão pública, para a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, totalmente isentos de interesses político-partidários ou de promoção pessoal. O OSB vem trabalhando de maneira a profissionalizar o trabalho, a expandir a Rede de Observatórios Sociais de forma descentralizada e a atuar também em pautas estaduais e nacionais.

Nos últimos cinco anos, o Sistema OSB cresceu 110%, estando presente em mais de 130 cidades de 16 Estados brasileiros, sendo 20% deles em Santa Catarina. Isso contribuiu para uma economia superior a R$ 3 bilhões aos cofres municipais, ampliou a média de empresas licitantes de 03 para 09 nas prefeituras onde se faz presente e congregou mais de 3.000 voluntários.

Tais conquistas estão sendo possíveis em razão do apoio institucional e financeiro de muitas entidades empresariais que, além deste aporte, emprestam a credibilidade de sua marca, fortalecendo a atuação do OSB em todo o país, como é o caso do Conselho Federal de Contabilidade, da OAB Federal, do Ministério da Transparência e CGU e do próprio Tribunal de Contas da União.

O primeiro Observatório Social surgiu no município de Maringá/PR, com o objetivo de fiscalizar o orçamento e a gestão pública. No histórico do município, no ano 2000, aparece um escândalo financeiro, reconhecido nacionalmente, quando foi descoberto um desvio de mais de 100 milhões dos cofres públicos e apenas 1% destes valores foram recuperados. Foi neste momento que a população e representantes da sociedade civil organizada começaram a acompanhar a administração municipal, atuando como parceiro fiscalizador da gestão pública e prestando contas de suas ações para a sociedade, periodicamente, dando origem ao Observatório Social, que foi oficializado em 2006.

O sentimento geral deixado pela palestra com o Presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Senhor Ney da Nóbrega Ribas foi fantástica, emocionante, lágrimas escorreram por muitas faces. Sua mensagem foi de que nosso país tem jeito, cabe a cada um de nós.

Não podemos ser omissos, encheu-nos de um sentimento de esperança, de que podemos fazer a nossa parte e que unidos na formação do Observatório Social de Cairu faremos a nossa parte, sim!

atendimento

Fale com a ACEC

Com a gente você vai mais longe, associe-se agora.

Relacionamento e Networking

Mais simplicidade e agilidade

Mais redução de custos

Mais soluções para seus negócios

LIGUE: 75 9.9990-8941

atendimento
Atendimento Online whatsapp